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Comece pelo básico (2 de 5): a escolha do tênis

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Rodrigo Viterbo

Comece pelo básico (2 de 5): a escolha do tênis

Os corredores sabem que seus tênis são extremamente importantes para sua performance. Mas os tênis que você usa também afetam diretamente seu treinamento de força/musculação!

Antes de sair e comprar o mais recente tênis da moda que uma celebridade ou um “fitfluencer” do Instagram está usando, você quer ter certeza de que o tênis que você vai investir atende suas necessidades de treinamento de força, certo?

Pense nisso: Musculação, CrossFit, LPO, Powerlifting e até mesmo as suas aulas de Funcional se qualificam como treinamento de força, mas os exercícios que você está fazendo mudam radicalmente o que os seus pés estão fazendo, e consequentemente o que você precisa em um par de tênis para um bom treinamento de força.

Primeiramente, você não deve utilizar os tênis do treino de força para correr e vice-versa. Tênis de corrida normalmente têm solas com infusão de ar borbulhante ou parecidas com molas, que atrapalham o centro de gravidade do seu corpo. Isso causa perda de estabilidade e equilíbrio, o que pode levar a um posicionamento inadequado e até a lesões graves.

Solas acolchoadas também podem desgastar-se depois de muito uso. Se você virar o seu tênis de corrida agora, um lado pode estar mais desgastado do que o outro. Se você fizer seu treinamento de força em sapatos com saltos gastos, um quadril ou um lado do seu corpo pode ficar mais baixo que o outro, criando novamente um desequilíbrio.

Então, para ilustrar de forma clara, usarei como exemplo um tênis mundialmente conhecido: o All Star. Esse seria uma excelente opção para os praticantes de treinamento de força, pois tem o solado fino, sem amortecimentos e duro (não deformará). Obviamente temos diversas outras opções e até mesmo tênis fabricados exatamente para esses tipos de treinamento, mas uma coisa posso garantir a vocês, esse padrão de solado mais duro, fino e sem amortecimentos sempre será mantido.

Podemos ter algumas exceções, como, por exemplo, o CrossFit, que intercala corrida com exercícios de força. Nesse caso, os tênis específicos para tal modalidade são suficientemente estáveis ​​para a maioria das atividades de treinamento de força e são, tipicamente, confortáveis ​​o suficiente para serem usados ​​em corridas e também nas máquinas de exercícios aeróbicos. Isso significa que eles geralmente têm uma pequena almofada para apoio mas também são resistentes, sem pesar os pés.

Thiago Bechara
Atleta de fisiculturismo.
Palestrante.
Head Coach (Equipe Coach Bechara).
Educador Físico.
Acadêmico em nutrição.    
Instagram: @coachbechara                                                                              www.coachbechara.com

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