0
  • Seu Carrinho está vazio.

Conhecendo a dieta Low Carb

Compartilhar via:

Rodrigo Viterbo

Conhecendo a dieta Low Carb

 

Em uma sociedade onde saúde e estética são primordiais, diversas dietas surgem a todo o momento. Entre as mais comentadas atualmente está a Low Carb. Ela é uma dieta restritiva da quantidade de carboidratos ingeridos.

Em uma dieta convencional, consideramos um consumo de 50 a 60% do valor energético total da dieta na forma de carboidratos. Já na dieta Low Carb, é utilizado uma proporção 5 a 45% (a proporção exata depende do objetivo e da necessidade de cada um, avaliados somente por um nutricionista). Nesta dieta, o corpo utiliza a gordura dos alimentos como fonte de energia, deixando de armazená-la em seu tecido adiposo, e passando, também, a queimá-la para obter energia.

Este estilo de vida traz benefícios, como uma melhor sensibilidade à insulina, o que é fundamental para os diabéticos, como o aumento da sensação de saciedade, já que os carboidratos, por serem rapidamente digeridos pelo organismo, não saciam. Podemos citar ainda a contribuição que ela fornece ao tratamento da esteatose hepática.

 

O que comer?

 

Nesta dieta estão permitidos alimentos ricos em gorduras boas, proteínas e com baixa quantidade de carboidrato.

Entre os alimentos fonte de proteína, são permitidos todos os tipos de carne, com exceção dos ultra processados. Ovos e queijos também são liberados, entretanto, evite os queijos brancos, pois contêm maior teor de carboidrato.

Os Legumes e verduras também são fundamentais, pois são fonte de vitaminas e de minerais para o nosso corpo. Porém, utilize somente as frutas com baixo teor de carboidrato, como frutas vermelhas, abacaxi, pera, kiwi e limão.

Entre as gorduras, utilize óleo de coco, abacate, manteiga e azeite extra virgem.

São excluídos açúcares, farinha de trigo, arroz, cereais e leguminosas.

 

Qualquer pessoa pode aderir esta dieta?

 

Não. A dieta Low Carb, quando realizada de forma equivocada, pode trazer riscos à saúde, como perda de massa magra, fraqueza, dores de cabeça, queda da pressão arterial e alterações de humor.

Sendo assim, é fundamental o acompanhamento de um nutricionista. Somente este profissional vai avaliar se você está apto à dieta Low Carb.

 

Nutricionista: Juliana Rocha Ribeiro, CRN 51212.

 

EMAGREÇA COM SAÚDE, confira nossos kits recomendados:
KIT BURN
KIT THERMO

Leave a Comment