0
  • Seu Carrinho está vazio.

DOR NO OMBRO E EXERCÍCIOS FÍSICOS

Compartilhar via:

Rodrigo Viterbo

DOR NO OMBRO E EXERCÍCIOS FÍSICOS

 As dores nos ombros são queixas relativamente comuns no contexto da musculação. Biomecanicamente, durante o treinamento de musculação, os ombros atingem os extremos de sua amplitude de movimento, e devido a associação de cargas progressivas, pode ocorrer uma sobrecarga do ombro, evocando os sintomas de dor ou desconforto.

Estas dores ou desconfortos são diferentes daquela sensação após o exercício físico, bem conhecida por praticantes de musculação. Geralmente apresentam um padrão agudo em queimação, e costumam piorar no período da noite.

 

Quais exercícios estão mais associados a dores no ombro?

As dores nos ombros são muito comuns em exercícios como a elevação lateral, quando o praticante de musculação eleva os membros superiores acima do nível dos ombros. Também são comuns queixas relacionadas ao exercício de desenvolvimento com altas cargas quando não se respeita a execução correta do movimento.

Exercícios que simulam arremessos com carga ou com resistência também aparecem relacionados às reclamações de dor.

Devemos lembrar que, em muitos casos, existem causas de lesões prévias no ombro, como instabilidade, lesões do manguito rotador e artrose. Nestas situações, também pode haver piora ou desencadeamento da dor.

Os erros comuns realizados por praticantes de musculação incluem:

  • Exercício físico realizado de forma biomecanicamente inadequada ou má execução do movimento;
  • Uso de altas cargas sem o preparo adequado da musculatura;
  • Lesões prévias e não adequadamente tratadas.

 

Como prevenir estas lesões?

A melhor forma para prevenção da dor no ombro é a realização dos exercícios físicos do complexo do ombro de forma segura, o que inclui a prescrição adequada do treinamento por um profissional da área de educação física. Também se deve respeitar a amplitude adequada do movimento e uma carga que permita a execução correta do movimento. Desta forma, além de proporcionar maiores resultados para o seu treinamento e desenvolvimento muscular, você previne a dor.

E lembre-se: sempre procure um médico em caso de dor no ombro.

 

Doutor Luis Guilherme R. A. Rezende graduado em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto. Pós-Graduado em Medicina do Esporte.

 

Clique Aqui para comprar!

 

Leave a Comment